1ª Mostra de Talentos da Graduação

Por Armando Martinelli

Com o tema Inovação, Criatividade e Excelência na produção de TCC, a PUC-Campinas organizou nos dias 25 e 26 de abril a 1a Mostra de Talentos da Graduação, evento que aconteceu, simultaneamente, no Campus I (Auditórios Dom Gilberto e Cardeal Agnelo Rossi) e no Campus II (Auditório Monsenhor Salim).

Com o objetivo central de aproximar a Universidade do mundo do trabalho e divulgar, ainda mais, os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos, o evento também possibilitou fomentar novas parcerias e apoiar o empreendedorismo. “A ideia da Mostra de Talentos foi proporcionar um momento exclusivamente voltado para dialogar com representantes de organizações públicas e privadas, alunos, egressos, docentes, pesquisadores e convidados sobre os muitos desafios que a Universidade enfrenta para capacitar os formandos com competência, pró-atividade e criatividade, habilidades exigidas pela sociedade contemporânea”, disse o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella.

Ainda para o Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella, “A qualidade dos Trabalhos de Conclusão de Curso de nossos alunos sempre foi motivo de destaque, por isso, a consolidação da 1a Mostra de Talentos da PUC-Campinas vem estreitar, ainda mais, o elo da Universidade com o mundo do trabalho, potencializando as realizações de nossos alunos para toda a comunidade e buscando selar novas parcerias com as instituições da região”.

O evento, além de promover exposições dos melhores TCCs de cada curso, também contou com palestras e mesas-redondas com vários convidados externos. Foi assim, por exemplo, no Auditório Monsenhor Salim (Campus II), com a palestra da docente da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Profa. Dra. Jeanne Liane Marlene sobre Oportunidades, competências e expectativas na formação para o profissional da área de Saúde e Biológicas. O Auditório Cardeal Agnelo Rossi (Campus I), entre outras atividades, recebeu a Mesa-Redonda sobre Oportunidades, competências e expectativas na formação para o profissional da área de Ciências Humanas e Sociais, com a presença do Dirigente da Diretoria de Ensino de Campinas Oeste, Prof. Antônio Admir Schiavo e os docentes da PUC-Campinas, Prof. Dr. Luís Renato Vedovato (Faculdade de Direito) e Prof. Dr. Oscar Mellim Filho (Faculdade de Ciências Sociais).

O Auditório Dom Gilberto (Campus I) também sediou várias conferências, entre elas a palestra “Além da formação: perspectivas de carreira para o profissional de mercado”, ministrada pelo consultor internacional e um dos pioneiros no comércio eletrônico nacional, Mirko Mayeroff. O executivo, agraciado com o troféu de destaque do mundo digital, em 2016, ressaltou as rápidas transformações que regem a dinâmica dos negócios contemporâneos. “Inúmeros casos de sucesso de startups no mundo digital surgiram de projetos de TCC. Essa aproximação entre o mundo acadêmico e o mercado de trabalho é vital para a contínua inovação. Os alunos devem estar sempre à frente do tempo, pensando em soluções para um mundo que ainda não existe”, frisou Mirko Mayeroff.

V FEIRA DE ESTÁGIO

Algumas das principais empresas do país estarão presentes na V Feira de Estágio da PUC-Campinas, que acontece no dia 24 de maio, das 9h às 21h, na Praça de Alimentação e Serviços do Campus I.

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e pelo Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas (vide abaixo), contará com a participação de empresas como: EF INTERCÂMBIO, TOZZINI FREIRE, LUXOTTICA, HST, MANAGEMENT SOLUTIONS, MARS BRASIL/ROYAL CANIN, GM e WESTROCK, entre outras.

São esperados cerca de 10 mil estudantes de toda a região de Campinas que, além de se candidatarem a processos seletivos, também poderão participar de workshops e assistir a palestras sobre o mercado de trabalho, ministradas por profissionais das empresas presentes.

“Trata-se de uma excelente chance para os universitários obterem informações adicionais sobre os desafios e as tendências do atual mundo do trabalho, além de postularem uma vaga de estágio em alguma das principais empresas do país”, disse o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella.

Escritório de Talentos e Carreira

A PUC-Campinas lança o Escritório de Talentos e Carreiras, iniciativa que visa potencializar a busca por estágios e, futuramente, auxiliar os alunos com orientações para entrevistas, oficinas de confecção de CV, ampliação de networking, banco de vagas, entre outras ações.

“O Escritório de Talentos e Carreiras é uma evolução da Central de Estágio, e tem como premissa aproximar, ainda mais, o aluno da PUC-Campinas do universo do trabalho. Em breve, além de portal exclusivo, teremos um espaço físico no Campus I (ao lado da Central de Atendimento do Aluno – CAA) com profissionais dedicados a auxiliar os alunos com a busca de estágio”, destaca o Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella.

O Escritório de Talentos e Carreiras permitirá que as empresas acessem os CV cadastrados, bem como insiram oportunidades de estágio no banco de vagas da Instituição. Além dos alunos, o sistema permitirá que egressos possam participar do banco de vagas. “Outra atividade dessa área é gerenciar os documentos de estágios obrigatórios e não obrigatórios, além do relacionamento com as unidades concedentes de vagas e agentes de integração, atividade hoje já desenvolvida pela Universidade”, completa o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas.