À frente de sua própria história

PUC-Campinas tem aproximadamente 18 mil alunos e 900 professores e um corpo técnico administrativo qualificado, distribuídos em 53 cursos de graduação. Graduou 180 mil profissionais que atual em diversas áreas do conhecimento

Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella

A importância e qualidade do ensino de graduação da PUC-Campinas podem ser comprovadas pela inserção dos nossos alunos no mundo do trabalho, pela formação integral do ser humano com capacidade para atuar em situações reais do cotidiano profissional. Essas habilidades e competências são comprovadas por mais de três mil empresas, indústrias e/ou instituições públicas e privadas que os acolhem, em função do conhecimento que eles adquirem na Universidade, os quais são sustentados por um corpo docente altamente qualificado e atualizado em suas respectivas áreas e com atividades desenvolvidas em laboratórios de ensino que contam com tecnologias atuais e emergentes, permitindo assim ao estudante exercitar, por meio de atividades práticas, simulações do mundo real.

Hoje, a PUC-Campinas tem aproximadamente 18 mil alunos e 900 professores e um corpo técnico administrativo qualificado, distribuídos em 53 cursos de graduação, que abrangem as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Linguagem e Comunicação e Ciências Exatas. Em 75 anos de existência, já graduou 180 mil profissionais que atuam em diversas áreas de conhecimento, desde o oferecimento de seu primeiro curso, em 1941.

A PUC-Campinas sempre esteve à frente de sua própria história, olhando para o futuro e preocupada com sua comunidade justamente pelos pilares que sustentam seus valores, destacando o compromisso social, o espírito de solidariedade e a sua responsabilidade pela colocação de profissionais altamente qualificados no mundo do trabalho.

A Universidade mantém também de convênios com inúmeras instituições da Região Metropolitana de Campinas para o desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, práticas de atividades complementares, e estágios, a fim de que os alunos tenham oportunidades de exercitar o que foi aprendido em sala de aula em situações reais, portas que se abrem para futuras e efetivas contratações. Existem, ainda, convênios com Universidades do exterior para que os nossos alunos possam realizar intercâmbios acadêmicos.

Com a missão de produzir, enriquecer e disseminar o conhecimento, sua ação também se volta aos cursos que têm como compromisso a formação de docentes para a educação básica, as Licenciaturas, presentes nas redes privadas e públicas, municipal e estadual.

A receptividade ao aluno ingressante é uma de suas principais iniciativas a cada ano letivo, a fim de detalhar o curso escolhido, a trajetória de formação e um mundo de possibilidades e saberes que vão muito além da sala de aula. Há o acolhimento pelo corpo docente, de modo que o aluno conheça os programas institucionais, projetos de pesquisa, atividades esportivas e acadêmicas pensadas para propiciar uma formação completa, atual e integral. Somando a isso, há a flexibilidade curricular com as práticas de formação, um diferencial que agrega e possibilita a capacitação em áreas de interesse do estudante.

Essa é a PUC-Campinas que olha para seu aluno, está atenta ao seu desenvolvimento, ao aprimoramento de seu conhecimento e, como não poderia deixar de ser, também se preocupa com a inserção de alunos que têm deficiência e/ou mobilidade reduzida por meio do Programa de Acessibilidade, um serviço de apoio pedagógico que oferece intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, transcrição de material em grafia ampliada, material em Braille, entre outros apoios.

Toda essa dinâmica permite à PUC-Campinas ser referência no mundo acadêmico e no profissional, destacando-se com honradez pelo trabalho realizado. Não são poucos os prêmios recebidos, o que garante a essa Universidade a qualidade do ensino por excelência.

Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella é Pró-Reitor de Graduação.