A pessoa com deficiência e o universo do trabalho

Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães

O tema Gestão da Diversidade trata de um assunto atual na sociedade moderna e nas Organizações: a inclusão dos grupos historicamente marginalizados, em especial, pessoas com diversos tipos de deficiências no universo do trabalho. Por um lado houve um movimento legal para a garantia da inclusão deste seguimento da sociedade na vida laboral, como a Lei de Cotas, implantada acerca de 25 anos no Brasil, que estabelece percentual de 2% a 5% de cotas para a contratação de pessoas com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários, por outro lado, muitas dificuldades ainda são encontradas para a efetiva inclusão das pessoas com deficiência no mundo laboral, sendo elas: a falta de conhecimento em relação às potencialidades e capacidades deste público para o trabalho, a falta de conhecimento acerca da deficiência, a falta de acessibilidade e de adaptação dos postos de trabalho, a falta de compreensão dos gestores acerca da pessoa com deficiência e a ausência de plano de carreira para esse grupo de profissionais.

Profa. Dra. Karina Magalhães
Profa. Dra. Karina Magalhães

O atual momento aponta para o olhar das empresas voltado para a necessidade de oferecer às pessoas com deficiência condições adequadas de trabalho, seja por meio da adaptação estrutural e técnica às atividades concernentes a função exercida pelo profissional com deficiência, seja pelos estímulos a mudanças de atitudes em respeito a diversidade, na busca de novas práticas que ampliem o nível de empregabilidade da pessoa com deficiência (Carvalho-Freitas, 2009).

Um dos principais desafios das empresas refere-se à conscientização de que a inclusão de pessoas com deficiência permite novas formas de relacionamentos e a valorização de potenciais humanos, de troca de saberes, de experiências e visões de mundo, que possibilitará a riqueza da diversidade. Neste contexto, a convivência com a pessoa com deficiência no ambiente de trabalho, contribui valiosamente para refletir acerca da diversidade humana com respeito, aceitação, abertura e atitude proativa.

O ingresso e permanência no mercado de trabalho é uma excelente estratégia para o desenvolvimento do potencial de qualquer pessoa. Pensar a dimensão dessa conquista para a pessoa com deficiência, é qualificá-la continuamente como protagonista da sua história, responsável por suas escolhas, independente, autônoma, digna e reconhecida socialmente.

Desta forma, percebe-se que a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho permite uma série de reflexões nas relações de trabalho, a qual desencadeia a necessidade de novos estudos e da ampliação de estratégias inclusivas para o ingresso e permanência da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.

Profa. Dra. Karina de Carvalho Magalhães é Coordenadora do Centro Interdisciplinar da Pessoa com Deficiência da PUC-Campinas