Cirurgia Plástica da PUC-Campinas ganha mais um doutor pela USP

Por Prof. Dr. André Nepomuceno – Docente da Faculdade de Medicina

A magia do mundo acadêmico contagia o ex-aluno, que, orientado por seu professor, transmite o processo de ensino-aprendizagem adiante. Foi assim que ocorreu na disciplina de Cirurgia Plástica da PUC-Campinas.

A cada quatro anos, especialistas em Nervo Facial se reúnem no International Facial Nerve Symposium, cuja 13a edição ocorreu entre os dias 3 e 6 de agosto deste ano em Los Angeles, nos Estados Unidos. Neste evento, o professor José Carlos Marques de Faria, Livre-Docente pela USP, que conta com três artigos publicados em revistas internacionais indexadas sobre o tratamento cirúrgico da paralisia facial, apresentou quatro aulas expondo sua linha de pesquisa. O braço experimental dessa linha de pesquisa foi apresentado pelo Doutor e também Professor da PUC-Campinas André Coelho Nepomuceno.

Após retornarem ao Brasil, no dia 16 de agosto de 2017, o Dr. André Coelho Nepomuceno defendeu sua tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde foi arguido pela banca composta pela Dra. Marcia Pereira Bueno (Diretora da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas), pelo Prof. Dr. José Luís Braga de Aquino (Professor Titular da Clínica Cirúrgica da PUC-Campinas), pelo Prof. Dr. Luiz Ubirajara Sennes (Professor Livre-Docente da Pós-Graduação em Otorrinolaringologia da USP), pelo Prof. Dr. Nivaldo Alonso (Professor Livre-Docente e Coordenador do serviço de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial da disciplina de Cirurgia Plástica da USP) e pelo Prof. Dr. José Carlos Marques de Faria. O doutorando foi aprovado e obteve o título de Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo.

Mais que o título, vale o aprendizado e a formação de raciocínio desenvolvida durante a pós-graduação. Assim, começa um novo ciclo, no qual o ex-aluno transforma-se em professor, e este poderá ter o prazer de transmitir às novas gerações a paixão pela busca pelo conhecimento. Viva a magia da carreira acadêmica. Viva o processo de ensino-aprendizagem. Viva a Instituição PUC-Campinas.