Colóquio Laudato Si’: por uma ecologia integral

Evento ocorre nos dias 04 e 05 de maio

Por Redação

Tempo de existência e currículo de realizações são itens inversos na história do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas, criado em maio de 2015, mas que já fez acontecer dois Colóquios de extrema importância, seja pelas temáticas abordadas, seja pela relevância dos participantes. O terceiro deles acontece nos dias 04 e 05 de Maio de 2016 o Colóquio Laudato Si’: por uma ecologia integral, que contará com a presença do Reitor da PUC-Rio, Prof. Dr. Pe. Josafá Carlos de Siqueira e de professores doutores e mestres da PUC-Campinas.

Segundo Colóquio promovido pelo Núcleo de Fé e Cultura da PUC-Campinas, em Setembro de 2015- Crédito: Álvaro Jr.

O Colóquio vai ao encontro do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: “Casa Comum, Nossa Responsabilidade” cujo lema é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, que tem como preocupação central o Meio Ambiente.

O evento, aberto ao público, é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no Campus I e no e Campus II da Universidade.

Por uma Ecologia integral

O Colóquio receberá a Conferência Laudato Si’: por uma ecologia integral, às 8h, no auditório Dom Gilberto (Campus I) e terá como conferencista o Prof. Dr. Pe. Josafá Carlos de Siqueira – Reitor da PUC – Rio e o Prof. Me. Côn. José Luís Araújo, da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas, como mediador. No mesmo dia, mas às 19h30, haverá a Mesa-Redonda: “Panoramas éticos, ecológico, ecológico, espiritual e midiático da vida no planeta”, cujo objetivo é suscitar uma reflexão que permita compreender a realidade ética, ecológica, espiritual e midiática da vida no planeta. A Mesa-Redonda terá o Prof. Me. Marcel José Cheida, da Faculdade de Jornalismo, a Profa. Me. Maria Pilar Rojals Pique, da Faculdade de Engenharia Ambiental e o Prof. Dr. Renato Kirchner, da Faculdade de Filosofia. Todos os docentes da PUC-Campinas. O Pe. João Batista Cesário, da Pastoral Universitária fará a mediação.

No dia 05 de maio, às 8h30, a primeira Mesa-Redonda acontecerá no Auditório Monsenhor Salim (Campus II) e discutirá os “Fundamentos para uma reflexão teológica, econômica e social sobre a crise ecológica”. O debate contará com o Prof. Me. Pe. José Antonio Boareto, da Faculdade de Teologia, o Prof. Dr. Josué Mastrodi Neto, da Faculdade de Direito e o Prof. Me. Ernesto Dimas Paulella, da Faculdade de Economia. A mediação será do Prof. Dr. Glauco Barsalini, da Faculdade de Ciências Sociais. Todos os docentes são da PUC-Campinas.

O encerramento do Colóquio Laudato Si’: por uma ecologia integral acontecerá no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da Universidade, no dia 05 de maio, às 19h30, com a Mesa-Redonda: “Educação e Espiritualidade ecológicas para a construção de uma ecologia integral”, cujo objetivo é refletir sobre a importância da educação e da espiritualidade ecológicas para a construção de uma ecologia integral. Essa mesa contará com a Profa. Dra. Rita de Cássia Violin Pietrobom, da Faculdade de Ciências Biológicas, a Profa. Dra. Ana Paula Fraga Bolfe, da Faculdade de Ciências Sociais, a Profa. Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani, da Faculdade de Teologia e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião e terá como Mediador o Prof. Me. José Donizeti de Souza, da Faculdade de Teologia.

Retrospectiva

O primeiro Colóquio da PUC-Campinas aconteceu em maio de 2015
O primeiro Colóquio da PUC-Campinas aconteceu em maio de 2015- Crédito: Álvaro Jr.

Nos dias seis e sete de maio do ano passado, a cerimônia de oficialização pública do Núcleo de Fé e Cultura foi congruente com seu primeiro evento, o Colóquio “A Identidade da Universidade Católica, em Comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae”.

Constituído por uma série de palestras e mesas-redondas, distribuídas em três períodos, o ponto alto do Colóquio foi a presença do Prefeito da Congregação para a Educação, Cardeal Zenon Grocholewski, responsável pela palestra de abertura, tratando do tema que identificava o Colóquio. Além do Cardeal Grocholewski, participaram do evento o Professor Dr. Padre Erico João Hammes da PUC-Rio Grande do Sul, Professor Dr. Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, da Universidade Católica do Pernambuco e Professor Dr. Rogério Miranda de Almeida, da PUC-Paraná, além dos docentes da PUC-Campinas, Professor Dr. Artur José Renda Vitorino, Professora Dra. Sueli do Carmo Bettine e Professor Dr. Padre Paulo Sérgio Lopes Gonçalves.

Quatro meses depois, em 21, 22 e 23 de setembro, o Núcleo de Fé e Cultura recoloca no calendário acadêmico mais uma intensa programação de palestras e debates, no bojo do Colóquio “A Universidade Católica à Luz do Concílio Vaticano Segundo”, que, além de professores da Casa, contou com a participação do Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha e do Bispo Emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos.

Ainda no seu período inicial, o Núcleo de Fé e Cultura abriu um site destinado a consolidar a divulgação  do seu trabalho e à comunicação com comunidade universitária e com a sociedade em geral, contribuindo para a pesquisa, o debate e a circulação de informação na sua área de atuação.