Coluna Pensando o Mundo: Novo Prédio da Faculdade de Direito: um salto para o futuro

No ano de 2009, a Faculdade de Direito, juntamente com as demais instâncias da Universidade, decidiu realizar o Vestibular de Inverno para ingresso de uma nova turma no matutino e outra no noturno. Entretanto, esse novo Processo Seletivo traria novos desafios diante do aumento de número de alunos em um Curso já populoso, saltando o corpo discente de 1800 para 2400 alunos, fato que levaria a rever a infraestrutura do Campus Central, situação que provocou a retomada da antiga ideia de mudança da Faculdade de Direito para o Campus I.

Em construção o novo prédio de Direito, no Campus I da PUC-Campinas (crédito: Álvaro Jr).
Em construção o novo prédio de Direito, no Campus I da PUC-Campinas (crédito: Álvaro Jr).

A Faculdade de Direito, que funciona no Campus Central desde 1952, ano do oferecimento de sua primeira turma, tendo o Pátio dos Leões como seu maior símbolo, teria de discutir a possibilidade da mudança. Após extensa discussão com a comunidade acadêmica, corpos docente e discente concordaram com a mudança para o Campus I, em novo prédio que seria construído. Durante as discussões, foi levada em consideração, além das novas instalações, a possibilidade de maior contato com os demais alunos do Campus I, sobretudo do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA), o que propiciaria maior riqueza na vida universitária dos alunos, podendo o Curso de Direito contribuir para os demais Cursos do CCHSA e claro, também receber contribuição.

O novo prédio irá atender às demandas específicas da Faculdade de Direito com moderna infraestrutura do Núcleo de Prática Jurídica para abrigar a Assistência Judiciária e o Juizado Especial Cível, com salas para realização de audiências reais e simuladas, Salão do Tribunal do Júri e Auditório com capacidade para 300 pessoas.

Prof. Me. Peter Panutto acompanha as obras de perto (crédito: Álvaro Jr)
Prof. Me. Peter Panutto acompanha as obras de perto (crédito: Álvaro Jr)

Em julho de 2014, as obras tiveram início para a construção do novo prédio da Faculdade de Direito no Complexo do CCHSA, ao lado das instalações da Faculdade de Educação Física (FAEFI), com previsão de entrega para dezembro de 2015. Esse novo prédio marcará um salto para o futuro da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, uma das melhores e mais tradicionais do Brasil, a qual passará a desenvolver suas atividades em modernas instalações, fato que resultará na melhoria da qualidade do Curso, o qual conta, desde agosto de 2013, com novo projeto pedagógico, adequado às contemporâneas tendências da educação jurídica. Quanto à tradição, o Campus Central continuará em seu lugar, podendo receber eventos da Faculdade de Direito, sob a guarda do Pátio dos Leões.

Prof. Me. Peter Panutto, Diretor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas.

Comentários