Dicas de TCC: Como fazer citação?

É preciso ficar atento para fazer referência aos autores usados nas citações de um trabalho acadêmico. Você pode fazer a citação direta ou a indireta. A primeira é a cópia do que o autor escreveu, na íntegra. A segunda, por sua vez, também é uma reprodução do que disse o autor, mas com uma mudança no texto original.

Citação Indireta:
Segundos as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): quando você for citar o autor INDIRETAMENTE, a citação deve ser assim: (SOBRENOME DO AUTOR, ANO). Ou seja, o último sobrenome do autor em caixa alta, vírgula e o ano da edição do livro que você está citando.

Citação Direta:
Para citações diretas seguem as mesmas normas da citação indireta, com a diferença que agora você precisará indicar a página que o autor escreveu aquilo que você está citando. Essa citação deverá estar entre aspas. (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.)

Nota de rodapé:
A nota de rodapé é um elemento usado para referenciar pontos importantes para sua pesquisa, mas que não estão incluídos no texto. O objetivo da nota de rodapé é ser um complemento.

Citações de texto na Web:
Os trabalhos acadêmicos que tiveram partes de textos retirados da internet devem ser tratados da mesma forma como se fossem retirados de um livro, ou seja, sobrenome do autor + ano + página (está última, se existir).

O que não fazer:
Nunca colocar a URL de onde o texto foi retirado como fonte do texto. No máximo, com autorização do orientador, indicá-las no rodapé, como referência ao autor utilizado.

O que fazer:
– Não utilizar fontes de baixa confiabilidade
– Sempre peça ao orientador para sugerir as fontes de pesquisa
– Sempre submeta as fontes de referência ao orientador antes de iniciar a elaboração do trabalho.