Espaço Pró-Reitoria de Graduação

Na comemoração de 25 anos da publicação da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, sobre as Universidades Católicas, temos a alegria de afirmar que nos esforçamos cotidianamente para realizar em nossos trabalhos as exigências expressas nessa encíclica do Papa São João Paulo II. Sabemos que a Universidade está assentada em três grandes pilares: a Pesquisa, o Ensino e a Extensão, e que essas três dimensões devem estar plenamente integradas. A Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD – tem cuidado para que na relação ensino/aprendizagem os conteúdos científicos, humanísticos e culturais, sejam difundidos com competência e rigor. Nessa perspectiva, se na produção do saber científico há uma preocupação constante no diálogo com a fé, não menos importante é trazer esse diálogo para a esfera do ensino.

Dada a relação íntima entre investigação e ensino, convém que as exigências da investigação, acima indicadas, influam sobre todo o ensino.

Enquanto cada disciplina é ensinada de modo sistemático e de acordo com métodos próprios, a “interdisciplinaridade”, sustentada pelo contributo da Filosofia e da Teologia, ajuda os estudantes a adquirirem uma visão orgânica da realidade e a desenvolverem um desejo incessante de progresso intelectual (Ex Corde Ecclesiae no 20).

Para alcançar esses resultados, temos constantemente empreendido ações na linha de capacitação dos nossos professores, por meio do Grupo de Trabalho (GT) PPCP, oferecendo palestras, cursos, oficinas, encontros pedagógicos, preocupados com a qualidade daquilo que se ensina e com a forma como se ensina, propiciando uma aprendizagem mais eficaz e “…que harmonize a excelência do desenvolvimento humanístico e cultural com a formação profissional especializada (Ex Corde Ecclesiae nº 23)”.

Prof. Dr. Márcio Roberto Pereira Tangerino- Membro do Grupo de Trabalho (GT) Programa Permanente de Capacitação Pedagógica- PROGRAD