Estudo e trabalho

No tempo primordial da nossa civilização, trabalho e estudo eram pontos que se deslocavam em espaços diferentes. Pouco dedicava ao trabalho quem estudava e, quem trabalhava, raramente podia estudar. Depois, trabalho e estudo tomaram trajetória paralela, com implicação mútua. Estudar mais passou a significar trabalhar melhor. Agora, trabalho e estudo são congruentes, simultâneos, compondo um único corpo, sem superfície de separação.

Relações econômicas transformadas pela globalização e dinamizadas pela tecnologia determinaram a educação permanente e a formação profissional continuada como regra e norma da sociedade contemporânea, em que o trabalho exige cada vez mais estudo e este potencializa cada vez mais a capacidade para o trabalho.

Computador, tecnologias portáteis, mobilidade elevada, aprendizagem “in company” são recursos que permitem a simultaneidade entre trabalho e estudo, fazendo mudar a dinâmica das relações humanas e a estrutura social. Esse caminho sem volta de transformação permanente atinge as empresas, os governos, as instituições, até mesmo a família e, de modo muito especial, a Universidade.

A ideia de labutar só depois do curso superior ou interromper o trabalho para fazer pós-graduação tornou-se incomum nos dias de hoje, em que ser aluno e profissional ativo não são mais condições excludentes… Ao contrário.

Para dar conta dessa tendência, a Universidade precisa de remodelação contínua, ajustando-se ao aluno que já está na empresa e àquele outro que não pretende agendar o trabalho somente após o diploma. O primeiro momento dessa transformação aproximou o mundo acadêmico do universo profissional, mas não foi suficiente. Hoje, a conduta mais apropriada para associar positivamente trabalho e formação intelectual leva o nome de integração.

Os objetivos estratégicos da PUC-Campinas tratam da integração com o mundo do trabalho, focada nos ramos de atividade contemplados pelas 40 Faculdades e um número ainda maior de Cursos que formam profissionais de nível superior, bem como Cursos de Especialização e Programas de Pós-Graduação.

Para isso, são criados e aplicados programas e projetos para colocar empresas, organizações governamentais e não governamentais dentro dos campi, mantendo, simultaneamente, a Universidade presente nessas instituições, cujos resultados positivos englobam empregabilidade, ascensão profissional, desenvolvimento de carreira, produtividade crescente e mais uma série de itens que beneficiam não só o profissional, mas também os demais agentes e compartimentos da organização social.

O número de alunos da PUC-Campinas envolvidos e atuantes no mundo do trabalho é grande e crescente. Parte já atuava profissionalmente quando chegou à Universidade, outros estabeleceram relações profissionais na condição de veteranos e outros, ainda, estavam diplomados, mas voltaram para alguma modalidade de aperfeiçoamento (pós-graduação, por exemplo), ou mudança de área de atuação. Todos, indistintamente, desenvolvem trabalho e estudo como atividades simultâneas e buscam aprimoramento.

O horizonte profissional se descortina já no início da vida acadêmica, cabendo aos vestibulandos e ingressantes conhecer e aproveitar as oportunidades.

Alunos, ex-alunos e professores da PUC-Campinas são excelente fonte de informações para quem deseja conhecer e aproveitar as oportunidades de nossos projetos, programas e ações que associam formação universitária com atuação profissional. No Portal da Universidade também existe muita informação e orientação para o passo mais importante da carreira que você já iniciou, ou vai começar brevemente.

Seja bem-vindo!

Profa. Dra. Angela de Mendonça Engelbrecht

Reitora da PUC-Campinas