EDITORIAL: Mudanças, perspectivas e muita ciência

Na PUC-Campinas, os últimos meses foram marcados por reuniões e comunicados, apontando professores e professoras que assumem a administração da Universidade, a partir de fevereiro de 2018. O atual Vice-Reitor, Professor Doutor Germano Rigacci Júnior, assume a Reitoria e sua equipe já está definida. Esta edição do Jornal da PUC-Campinas traz informações sobre o novo Reitor e sua visão sobre o futuro imediato da Universidade.

A edição também trata de outras perspectivas, além daquelas administrativas, que ultrapassam os limites dos campi universitários. Trata-se de artigo sobre as possibilidades (e dificuldades) da recuperação econômica do Brasil, que todos esperam, mas que ainda não está totalmente definida, nem garantida.

Expectativas – e críticas – também estão na análise sobre os horizontes do ensino no Brasil, em especial o Ensino Médio, que, uma vez mais, passa por reformas e alterações cujos efeitos positivos não parecem totalmente assegurados.

Na mesma linha de temas pedagógicos, a matemática, que assusta a quase totalidade dos estudantes brasileiros, aparece nas páginas desta edição como objeto de ensino e ferramenta do cotidiano, em uma análise lúcida e esclarecedora sobre a dificuldade de as escolas articularem funcionalmente essas duas vertentes nas estratégias de ensino.

Mas, se para muitos a matemática aparece como problema, ela é solução nas ciências exatas, que estão em alta na Universidade. De um lado, por conta do convênio de estímulo à investigação científica e tecnológica, assinado entre a PUC-Campinas e a Telefônica. De outro, pelo sucesso do ex-aluno de Engenharia Elétrica, selecionado para participar do Leaders in Innovation Fellowship, na Real Academia de Engenharia, em Londres, onde vai mostrar como o seu projeto ajuda a acessibilidade de rotas dentro de estabelecimentos às pessoas que desconhecem o local e, sobretudo, portadoras de deficiência visual.

Além das exatas, as Ciências da Terra e a Biologia também têm espaço nesta edição, em artigos que tratam das oscilações climáticas e regimes de chuva, revelando, também, os perigos de plantas ornamentais, muitas vezes cultivadas em casa, mas que podem até matar apreciadores incautos.

No campo das ciências que tratam do corpo humano, você acompanha, nesta edição, sugestões eficientes sobre dietas e regime, que resultam, de fato, em peso menor e não em saúde pior, como pode acontecer aos praticantes desavisados.

Da realidade orientadora das ciências para a diversão encantadora da ficção científica, o Jornal da PUC-Campinas registra o aniversário de lançamento de E.T. – O Extraterrestre, resgatando fatos e análises sobre o filme de Spielberg.

Muita coisa para saber, outras tantas para debater, fazem desta edição do Jornal da PUC-Campinas utensílio ideal para tudo quanto compete à comunidade acadêmica: pensar, perguntar, pesquisar, debater, ensinar e aprender.