Páscoa, cultura e tradição

Por Prof. Dr. Wagner José Geribello – Assessor Especial da
Reitoria da PUC-Campinas

Páscoa compõe o tema central desta edição de abril, mês em que a Liturgia Católica celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, legitimando a abordagem religiosa do assunto.

A Pascoa é, também, evento cultural, implicando comportamentos e características específicas ao período, desde repercussões econômicas, até hábitos que a sociedade incorpora e transforma em tradição. Assim, as matérias desta edição cobrem variado leque de enfoques do período, como as oscilações de preços de produtos “sobrevalorizados” nesta época, a exemplo do peixe e do chocolate, até a tendência cada vez mais acentuada de oferecer “presentes vivos”, no caso coelhos.

O Jornal da PUC-Campinas de abril também abre espaço para tratar de assuntos da atualidade que, de certa forma, caminham na contramão dos sentimentos e valores pascais, em especial aqueles referentes à solidariedade. A intensificação de fluxos migratórios e a tragédia dos refugiados tematizam artigo que resgata as origens e expõe as razões desse fenômeno que persiste na mídia internacional e tem reclamado ações e posições dos governos e das sociedades nacionais ao redor do Planeta.

Questões urbanas relevantes também figuram no cardápio de matérias, algumas positivas, como as perspectivas promissoras das Cidades Inteligentes, ou negativas, como a nefasta relação entre a falta de tratamento de esgoto e a consequente redução quantitativa e qualitativa da água potável disponível.

Eventos internos também estão na pauta, com destaque para a Mostra de Talentos, que valoriza e dá ampla visibilidade à produção dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) na Graduação.

Além disso tudo, o Jornal da PUC-Campinas ainda tem cinema e informações importantes sobre o cotidiano acadêmico, reunindo razões de sobra para ser lido, comentado e também usado como instrumento de ensino e aprendizagem em aulas, estudos e trabalhos, justificando o encerramento deste editorial com desejos sinceros de boa Páscoa, boa leitura e bom aproveitamento.