Planejamento que gera eficiência

Por Prof. Dr. Ricardo Pannain

 A Pró-Reitoria de Administração – PROAD – órgão de planejamento, supervisão e coordenação, que oferece apoio para todas as atividades-fim da Instituição é composta pelas Divisões de Logística e Serviços; Orçamentos, Contas e Materiais; Infraestrutura e Recursos Humanos.

A Divisão de Logística e Serviços – DLS – conta com frota de veículos que são utilizados para o deslocamento de funcionários, professores e alunos, além de atender às demandas administrativas e coletivas do dia a dia. Gestora do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, a DLS tem a incumbência de realizar o armazenamento adequado dos resíduos infectantes, químicos, biológicos, orgânicos e recicláveis que são destinados corretamente para preservação do Meio Ambiente. Somadas a essas atividades, cabe, ainda, à DLS a conservação e higienização de todos os Campi e das áreas verdes. Segurança patrimonial também é atribuição da Divisão de Logística e Serviços.

A Divisão de Orçamento, Contas e Materiais – DOCM – atua na gestão do orçamento da Instituição e é a responsável por todas as aquisições de materiais e serviços e distribuição dos suprimentos necessários para o desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas.

A Divisão de Infraestrutura e Espaços Físicos – DIEF – conta com equipe de arquitetos, engenheiros e manutentores responsáveis pelos projetos e layouts, pela manutenção e conservação das edificações, além da supervisão e gerenciamento das novas obras edificadas nos Campi. Em conjunto com o Departamento de Segurança Universitária da Divisão de Logística e Serviços e com o Departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho da Divisão de Recursos Humanos, a DIEF também elabora os planos de emergência fazendo o controle e a manutenção dos sistemas de prevenção e combate a incêndios.

A Divisão de Recursos Humanos – DRH – responde pelas contratações, desenvolvimento e gerenciamento do quadro de pessoal da Universidade e assessorada pelos Departamentos de Engenharia e Segurança do Trabalho e de Medicina do Trabalho, zela pela segurança e pela saúde dos funcionários do Corpo Técnico-Administrativo e do Corpo Docente, implementando medidas de segurança, avaliações ergonômicas e programas de qualidade de vida, buscando sempre o bem-estar dos funcionários.

Ao longo dos anos, a PROAD, cuja denominação, anteriormente, era Vice-Reitoria Administrativa, por meio de suas divisões, deu suporte às demais Pró-Reitoras em suas atividades-fim (Ensino, Pesquisa e Extensão), promovendo a atualização do parque computacional, novas construções, reformas das instalações, atualização e modernização das tecnologias de higienização, conservação, manutenção, segurança e saúde, além de promover a atualização de seus colaboradores, para melhor atendimento à comunidade.

A finalidade primeira da PROAD no âmbito da Instituição é propiciar sempre que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão sejam praticados pela Universidade, com qualidade, eficácia e excelência.

Prof. Dr. Ricardo Pannain é Pró-Reitor de Administração da PUC-Campinas