Política Internacional, empreendedorismo e novos caminhos

Por Wagner Geribello

Mensalmente, a equipe do Departamento de Comunicação Social da PUC-Campinas repete o ciclo de produção deste Jornal, começando pela seleção de temas de interesse da comunidade acadêmica.

Parte dos assuntos emerge de fatos e acontecimentos que despontam na mídia e polarizam as atenções da sociedade, sobre os quais docentes são convidados a lançar um olhar analítico, a partir das suas áreas de atuação, competências e conhecimento.

Neste mês, a pauta está centrada no polêmico fenômeno Donald Trump, analisado por um historiador, que traz alguns questionamentos e outros tantos esclarecimentos sobre idas e vindas da conjuntura internacional, relacionadas ao presidente americano.

Do terreno inseguro da atualidade, saltou-se para o horizonte simultaneamente promissor e incerto do futuro, mostrando que empreendedorismo é um caminho importante a ser considerado frente à perspectiva de que, em duas décadas, cerca de 60% das profissões hoje existentes terão desaparecido do mercado de trabalho. Para os alunos que estão preparando o futuro e planejando carreiras, a matéria constitui item obrigatório de conhecimento e reflexão.

Ainda com relação às perspectivas futuras, esta edição trata dos Campi Inteligentes, mostrando como a tecnologia vai melhorar, em todos os aspectos, os espaços em que a comunidade universitária exerce suas atividades. Considerando a impressionante cifra de 30 mil pessoas circulando pelos Campi da PUC-Campinas, diariamente, bom saber como a tecnologia da informação vai ajudar a gestão de diversos itens que afetam diretamente essa gente toda, do trânsito, ao abastecimento de água.

Referenciada no mês de maio, tempo de frio e data das mães, esta edição também tem espaço para esses assuntos, recomendando cuidados com doenças respiratórias por conta do frio e sugerindo investimento total na qualidade do relacionamento com os filhos, uma vez que o cotidiano moderno rouba muito em quantidade da convivência que mães e filhos querem e precisam ter.

Fatos interessantes e novidades sobre o Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade, que reúne acervo superior a 760 mil itens, ecos de eventos importantes acontecidos recentemente, como o Colóquio sobre a Cultura da Paz, a 1a Mostra de Talentos da Graduação, focada na qualidade e na criatividade dos Trabalhos de Conclusão de Cursos, a Mostra de Cinema Italiano e a Campanha Maio Amarelo também estão em destaque nesta edição, reunindo motivos de sobra para ler, refletir, comentar e divulgar.