PUC-Campinas Informa

Missão Social:

Compromisso social faz parte da própria carga genética da PUC-Campinas e se manifesta desde os primeiros momentos da história da Universidade.  Pioneiras na interiorização do ensino superior, até então restrito às capitais de Estado, as Faculdades Campineiras, criadas pelo bispo da cidade, Dom Francisco de Campos Barreto, em 1941, foram o ponto de origem da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, hoje, uma das maiores universidades particulares do interior paulista.

A identificação Católica e o compromisso de agir socialmente para transformar e inovar marcaram a embrionária Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que reunia oito Cursos, voltados à formação de professores. Com isso, a Instituição ofereceu grande contribuição para os programas de alfabetização e incremento da escolaridade efetuados naquele período, ampliando a oferta de professoras e professoras para as redes públicas e privadas de ensino, na época denominada educação primária, ginasial e colegial. Mais de setenta anos depois desses primeiros passos, a PUC-Campinas, constituída como Universidade, mantém Licenciaturas que respondem pela formação docente em diversas áreas.

A grande sensibilidade que a sociedade brasileira tem manifestado em relação à educação, colocando o tema como prioridade e condiçãos fundamental de crescimento econômico e desenvolvimento social, mostra que a PUC-Campinas trilha o caminho mais adequado e mais desejado, canalizando atenção e recurso para formar professores em Cursos de qualidade.  Formar educadores… compromisso social que faz parte da História da PUC-Campinas, desde 1941.

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Planejamento Acadêmico 2015

A PUC-Campinas levou para o centro das discussões acadêmicas, junto aos seus docentes e gestores, as práticas de ensino na sala de aula; esse foi o tema do Planejamento Acadêmico Pedagógico 2015: “A Docência no Ensino Superior: múltiplas práticas na relação ensino-aprendizagem”. O evento, que aconteceu entre os dias 2 e 20 de fevereiro, trouxe mais de 20 atividades entre palestras, oficinas, encontro pedagógico e apresentações culturais, além de atividades distintas que ocorrem em cada Centro/Faculdade.

A ideia sobre o tema do Planejamento deste ano se baseou nos resultados da Avaliação de Ensino, na qual a Universidade convida os alunos a participarem com avaliações semestrais sobre a Instituição. Essas avaliações relatam avanços e fragilidades em aspectos como: desenvolvimento da disciplina em sala de aula, avaliação da aprendizagem, formação do aluno, postura do professor, entre outros. Diante desse contexto, no sentido de qualificar o ensino de graduação, justifica-se a temática do evento. “Queremos que os nossos docentes possam se capacitar, conhecer novas metodologias de ensino que sejam inovadoras, trocar experiências com outros colegas e, principalmente, qualificar a atividade docente em sala de aula, participando das atividades que acontecerão durante esse período”, explicou o Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella.

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Hospital da PUC-Campinas recebe Acreditação

O Hospital e Maternidade Celso Pierro (HMCP), da PUC-Campinas, conquistou o Nível 2 da Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O processo de Acreditação da ONA possui três níveis, sendo o segundo alcançado pelo HMCP. O Nível 2 -ou Acreditado Pleno- analisa cuidadosamente o Processo de Qualidade na instituição como um todo e foca principalmente a segurança e a gestão integrada. Esta certificação comprova o quanto o Hospital tem trabalhado para fortalecer a interação entre todos os processos e para melhorar a segurança e o desempenho institucional.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, periódico, reservado e voluntário (não é um certificado obrigatório para o funcionamento dos hospitais) e sua conquista significa mais segurança para pacientes, colaboradores e para a própria Instituição, que aprimora a qualidade dos serviços oferecidos pelo Hospital.