PUC-Campinas Informa

Colóquio “A identidade da Universidade Católica: em comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae

A PUC-Campinas recebe nos dias 6 e 7 de maio de 2015 o Colóquio A identidade da Universidade Católica: em comemoração aos 25 anos da Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae”, que contará com a presença do Prefeito da Congregação para a Educação Católica, sua Eminência Reverendíssima Cardeal Zenon Grocholewski. O evento é organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura da Universidade e será realizado no auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas.  As inscrições para o Colóquio podem ser feitas até o dia 4 de maio de 2015, pelo site da Universidade.  A emissão de certificados de participação será realizada mediante a inscrição e participação no evento.

No dia 9 do mesmo mês, o Cardeal Zenon Grocholewski celebrará uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas

Fique por dentro do Jornal da PUC-Campinas

 Se você quer acompanhar em primeira mão o conteúdo produzido mensalmente pelo Jornal da PUC-Campinas, cadastre-se em nossa mala direta e receba em seu e-mail as reportagens sobre ciência, tecnologia, política, economia e cultura, além de artigos dos professores da Universidade que estão sempre refletindo sobre os assuntos em pauta no Brasil. O castro para a mala direta está disponível no lado direito do computador, na página principal do Jornal da PUC-Campinas

Projeto capacita cooperativas de coleta seletiva

 O projeto de extensão da PUC-Campinas ambiciona a profissionalização das cooperativas de catadores assessoradas pelo Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA)/RECICLAMP por meio da elaboração de um Plano de Negócios, com vistas a garantir a evolução do negócio e sua sustentabilidade. Atualmente, estão associadas à RECICLAMP (além da própria) as cooperativas: Antônio da Costa Santos, DiviPaz, Projeto Reciclar, Recoopera, São Bernardo e Unidos pela Vitória.  Ao todo, são cerca de 150 pessoas trabalhando nas cooperativas.Em termos socioeconômicos, as receitas líquidas geradas – deduzidos os custos e encargos – proporcionaram uma renda média mensal em torno de R$ 710.

Apesar de representar um ganho para muitos dos cooperados, havia a percepção entre o CRCA/RECICLAMP e os cooperados que essa realidade poderia ser melhorada com o desenvolvimento de um Plano de Negócios. As atividades propostas acontecem por meio de oficinas temáticas que associam os elementos do Plano de Negócios as questões e situações experimentadas pelas cooperativas. Saiba mais, clicando aqui. 

 Urbanista Raquel Rolnik na PUC-Campinas

 A filósofa e urbanista Raquel Rolnik realizou palestra sobre o tema “Direito à cidade: Porque nossas cidades continuam tão precárias?”, no dia 16 de março de 2015. O evento fez parte do Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Durante o evento, Raquel ressaltou ser preciso que os arquitetos e urbanistas presentes se inclinassem sobre questões como o acesso à cidade enquanto direito de todos e a visão política sobre a cidade. Raquel Rolnik graduou-se em Arquitetura e Urbanismo e Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente faz parte do corpo docente. Realizou o Mestrado também pela USP e o Doutorado pela New York University (NYU) e fez parte do corpo docente da FAU da PUC-Campinas entre os anos de 1985 e 2007. Foi Diretora de Planejamento da Cidade de São Paulo (1989-1991), além de relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito a Moradia Adequada (2008-2011 e 2013-2014).