PUC-Campinas Informa

Pesquisadora Lucia Santaella realiza aula inaugural do Mestrado em Linguagens, Arte e Mídia

Aula Inaugural PPG Limiar: Linguagens, Mídia e Arte - "A relevância da interdisciplinaridade" com profª Lucia Santaella
Aula Inaugural PPG Limiar: Linguagens, Mídia e Arte – “A relevância da interdisciplinaridade” com profª Lucia Santaella

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguagens, Mídia e Arte recebeu a palestra da Vice-Coordenadora do PPG Interdisciplinar Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-São Paulo, Profa. Dra. Lucia Santaella, no dia 1º de março de 2016.

Durante a aula inaugural, Santaella abordou sua trajetória na pesquisa, indicando que a interdisciplinaridade sempre esteve presente em seus estudos. A pesquisadora ressaltou a importância de um campo teórico que conglomere várias áreas do saber. “O mundo está muito complexo. Não é possível observá-lo apenas por um ponto de vista”, defendeu.

O Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte tem como objetivo qualificar seus alunos para a pesquisa, a docência e para inovação em sua prática profissional.

Lucia Santaella possui 41 livros publicados, dentre os quais seis são em coautoria e dois sobre estudos críticos. Organizou, ainda, a edição de 15 livros. Além dos livros, Lucia Santaella tem mais de 300 artigos publicados em periódicos científicos no Brasil e no Exterior. Suas áreas mais recentes de pesquisa são: Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Filosofia e Metodologia da Ciência.

Engenharia Ambiental: Ação solidária na Mata de Santa Genebra

A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, em Barão Geraldo, recebeu no dia 8 de março, os alunos ingressantes do curso de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas para o “Trote da Sustentabilidade”. Cada aluno plantou uma muda de árvore nativa no local, podendo acompanhar o seu desenvolvimento.

Os calouros tiveram orientação de equipes especializadas em reflorestamento. As mudas recebem um cadastro com a identificação digital por QR Code. Além do plantio, houve uma palestra sobre os temas: fragmentação florestal, unidade de conservação, manejo e recuperação florestal, ministrada por colaboradores da Mata Atlântica de Santa Genebra.

O Trote da Sustentabilidade é um projeto do Banco de Áreas Verdes (BAV) da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) que, com o apoio da Fundação José Pedro Oliveira (FJPO) e da PUC-Campinas, teve por objetivo envolver a comunidade acadêmica no trabalho de recomposição da área verde do município.

A ação marcou o início da restauração dos 23 hectares da Mata de Santa Genebra que foram consumidos por incêndios no passado. As espécies a serem plantadas foram indicadas pela Fundação José Pedro de Oliveira, que administra a área.

PUC-Campinas lança aplicativo para alunos

Foto 3 PUC Campinas Informa

A PUC-Campinas, no início do semestre letivo de 2016, lançou o App Aluno PUC-Campinas. A nova ferramenta possibilita maior interação, facilitando o acesso dos estudantes a informações acadêmicas, tais como, grade da semana, disciplinas cursadas e dados pessoais.

Com ele, o aluno poderá consultar em que salas ocorrerão as aulas de seu curso, a frequência e as notas, quando ambas já estiverem liberadas pelo docente da disciplina.

Desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da PUC-Campinas, o aplicativo também promove notificações quando ocorre troca de sala de aula, sobre a frequência do mês e quando o aluno realiza mudança de grade durante o semestre.

A intenção da Universidade é ampliar o aplicativo com novas funções.

O aplicativo está disponível no Google Play, para Android e nos próximos dias na Apple Store, para iOS.

Sugestões e mais informações pelo e-mail contato.apps@puc-campinas.edu.br