PUC-Campinas lança livro sobre a vida e obra do Monsenhor Salim

Por Sílvia Perez

A publicação do livro Monsenhor Doutor Emílio José Salim: A Missão de Ensinar, Santificar e Reger, lançado no último dia 12 de novembro, na Paróquia Maronita São Charbel, tem o objetivo de homenagear um dos fundadores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Monsenhor Emílio José Salim, que era conhecido como o “semeador de faculdades” e apóstolo da cultura, e que deixou um grande legado para a educação superior e para a igreja.

Para o desenvolvimento desse projeto, que teve início, em 2016, durante as atividades da Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim, que fez parte das comemorações dos 75 anos da PUC-Campinas, foi criado um grupo de trabalho coordenado pelo Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior e composto pelos professores: Prof. Me. José Donizeti de Souza, Profa. Dra. Janaína Valéria Pinto Camilo, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, pelo Padre João Batista Cesário e pelo Coordenador do Departamento de Comunicação Social, Alcino Ricoy Júnior.

Para a organização do trabalho, o livro foi dividido em dois grandes eixos temáticos: Ele por Nós e Ele por Ele, para retratar o filho de imigrantes árabes que desde jovem já demonstrava a vocação para a vida religiosa, estudando em Seminários, Filosofia, e com diversos trabalhos publicados.

Entusiasta da educação, foi fundador e diretor de duas publicações da então Universidade Católica de Campinas (UCC), tendo também forte atuação em diversas funções administrativas da Instituição. Seu espírito humanista, com intensa dedicação às atividades de ensino e cultura, rendeu-lhe homenagens e condecorações nacionais e estrangeiras.

Partiu do Monsenhor Salim, como era popularmente conhecido, a determinação para que fosse criado o Colégio de Aplicação Pio XII, para que os estudantes dos cursos de formação de professores e professoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UCC tivessem um local para estagiar.

Em 1938, uniu-se a um grupo de intelectuais, maçons e religiosos para a realização de um objetivo comum: fundar, em Campinas, uma Faculdade que formasse profissionais atuantes nas áreas do ensino, comércio e das indústrias.

Os esforços renderam frutos, que tornaram Campinas reconhecida, nos anos 40 e 50, como uma cidade produtora de ciência e conhecimento, tendo sido escolhida para sediar a 1ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 1949.

A união de duas mentes brilhantes, do Monsenhor Salim e do Prof. Zeferino Vaz, fez com que eles protagonizassem, nos anos 60, uma das mais importantes histórias sobre o ensino universitário no município, a construção da Universidade Estadual de Campinas, que, junto com a Universidade Católica de Campinas, formou um dos mais importantes complexos universitários do Brasil, que, posteriormente, passou a ser chamado de cidade universitária.

Anais da Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim

Por Armando Martinelli

A Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim, organizada pelo Museu Universitário e pela Faculdade de História, foi uma das várias ações realizadas para comemorar os 75 anos da PUC-Campinas, em 2016. O sucesso da iniciativa foi tão grande que suscitou a produção dos Anais (registro histórico) do evento, lançados no dia 12/11, em conjunto com cerimônia religiosa que marcou a apresentação do livro em homenagem ao Monsenhor José Salim.

Para a Diretora da Faculdade de História da PUC-Campinas, Profa. Dra. Janaína Camilo Pinto, a Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim permitiu uma reflexão profunda sobre a atuação do primeiro Reitor da Universidade, resgatando temas de enorme relevância. “Foi uma semana muito rica, com palestras e debates que proporcionaram intensas ponderações. A produção desse registro histórico é uma extensão da Semana, dessas reflexões que sentimos a necessidade de compartilhá-las e, assim, manter ainda mais vivos os ideais do Monsenhor Dr. Emílio José Salim”, disse a Diretora da Faculdade de História da PUC-Campinas.

Com palestras e rodas de conversa que abordaram temas como “Década de 1940: o surgimento das Faculdades Campineiras”, “Monsenhor Dr. Emílio José Salim e o seu tempo (1941 a 1968)”, entre outros, a Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim abordou o corpo e alma da Instituição desde o seu nascedouro. “O Monsenhor Dr. Emílio José Salim foi peça- chave da organização da maioria dos cursos superiores da Igreja nas décadas de 40 e 50 e tornou-se o principal esteio do projeto de implantação das Faculdades Campineiras, predecessoras da PUC-Campinas”, reforça a Profa. Dra. Janaína Camilo Pinto.

Os Anais da Semana Monsenhor Dr. Emílio José Salim contam com textos da Profa. Me. Maria Salete Zulzke Trujillo, Prof. Me. José Donizeti de Souza, Prof. Dr. Lindener Pareto Junior, Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, Prof. Dr. João Miguel Teixeira de Godoy, Prof. Dr. Fábio Augusto Morales, Profa. Dra. Janaína Camilo Pinto, Pe. João Batista Cesário e do Monsenhor Dr. Rafael Capelato.

Acesse: https://www.puc-campinas.edu.br/75-anos-da-puc-campinas/