Serviços PUC-Campinas: têm dúvidas? Consulte-nos

Por Amanda Cotrim

Os calouros não conhecem e muitos alunos veteranos ainda têm dúvidas sobre os serviços que a PUC-Campinas oferece aos seus estudantes. A reportagem tem o objetivo de explicar o que o aluno pode buscar e encontrar em alguns dos departamentos da Universidade. Por exemplo, muitos alunos têm dúvidas sobre o que é a Secretaria Geral e o que é a Secretaria Acadêmica do Centro. Outra dúvida constante refere-se às Práticas de Formação. Nesta edição, será explicado o motivo de a Universidade adotar essas atividades e qual é o objetivo delas.

 Um mecanismo fundamental entre a PUC-Campinas e seus alunos é a comunicação. Em pleno século XXI, as relações comunicacionais se dão de inúmeras maneiras, e uma delas é por meio da tecnologia. O estudante pode, e deve, se comunicar com a Universidade sempre que for preciso. Para isso, ele precisa conhecer algumas ferramentas de comunicação e divulgação do conhecimento dentro da Instituição.

Confira:

Ferramentas de comunicação e divulgação do conhecimento

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A PUC-Campinas oferece três importantes meios de comunicação: o Portal, as Mídias Sociais e o Jornal da PUC-Campinas. Essas plataformas de comunicação são bem diferentes entre si. Para que você possa interagir com a Universidade e contribuir para ampliar o nosso projeto de comunicação, conheça cada uma dessas ferramentas.

Jornal da PUC-Campinas

O Periódico é mensal e on-line. O jornal também está no Portal da PUC-Campinas, em versão eletrônica. É o espaço para a divulgação científica e cultural de pesquisas, estudos, trabalhos de conclusão de curso, artigos acadêmicos, projetos da PUC-Campinas. Ou seja, o material produzido pela Comunidade Universitária que é de interesse da sociedade.

O Portal é diferente do Jornal

O Portal é o local em que o aluno encontrará as notícias de interesse acadêmico, desde cursos, eventos, seminários, palestras, e demais assuntos referentes ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão dentro da Universidade.

Redes Sociais

Foto: Álvaro Jr.
Foto: Álvaro Jr.

Dados apontam que 85,3 milhões de brasileiros, acima de 16 anos, têm acesso à internet; desse total, 46 milhões são usuários de redes sociais. A PUC-Campinas está no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram. Nas mídias sociais da Universidade você vai encontrar todo o conteúdo do Jornal e do Portal da PUC-Campinas. Além disso, você pode interagir com os outros estudantes. As redes sociais também informam atividades que muitas vezes não estão no Portal e no Jornal da PUC-Campinas e que podem interessar nossos estudantes, como produções culturais e científicas e a divulgação de eventos acadêmicos e agenda cultural.

Secretaria Geral x Secretaria Acadêmica do Curso

As Secretarias Acadêmicas se constituem em uma ramificação da Secretaria Geral nos Centros, onde os alunos devem se dirigir para esclarecer dúvidas, fazer consultas, solicitar documentos ou apresentar algum requerimento.

A Secretaria Geral é responsável pela administração, registro, emissão e arquivo de documentos (crédito: Álvaro Jr)
A Secretaria Geral é responsável pela administração, registro, emissão e arquivo de documentos (crédito: Álvaro Jr)

A Secretaria Geral, que fica no prédio A02 no Campus I, é o setor da Universidade responsável pela administração, registro, emissão e arquivo de documentos, como, também, presta atendimento especializado aos Centros, Faculdades, demais setores da Universidade. No que diz respeito aos alunos, a Secretaria Geral é responsável pela verificação e controle dos documentos escolares apresentados para ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação, pelo registro das atividades acadêmicas, pela emissão de documentos escolares e pela emissão e registro de diplomas e certificados. A Secretaria Geral também atende a demandas de outras instituições, especialmente as de ensino superior.

De acordo com o Secretário Geral da Universidade Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, o estudante pode entrar em contato com a Secretaria Geral pela Área Logada do Aluno (site do Aluno) ou procurá-la presencialmente, quando o assunto estiver fora da alçada de atuação da Secretaria Acadêmica do Centro em que está a sua faculdade. “Considerando que a Secretaria Geral tem um trabalho conjunto com as Secretarias Acadêmicas dos Centros, o aluno deve se dirigir inicialmente à Secretaria Acadêmica de seu Centro”, explicou.

Quando se tratar de emissão de diploma ou certificado, o aluno concluinte deve dirigir-se ao setor de diplomas da Secretaria Geral para solicitar a emissão de seu diploma ou certificado de conclusão de curso.

Para que o aluno possa conhecer as normas e esclarecer suas dúvidas, a PUC-Campinas disponibiliza as informações no Portal da Universidade. “Os estudantes podem entrar na Área Logada do Aluno, em que terão acesso e poderão conhecer o Estatuto e Regimento da Universidade, o Regulamento de Matrícula, o Manual do Aluno, o Calendário Geral da Universidade e as normas e critérios acadêmicos que regem a vida acadêmica na Universidade”, recomenda.

Departamento de Relações Externas

O Departamento de Relações Externas (DRE) da PUC-Campinas é responsável pelos Projetos de Cooperação Nacional e Internacional da Universidade, cujo objetivo é fomentar a troca de informações e a produção de conhecimento, incentivando a formação integral de alunos e professores.

Se o aluno pretende realizar algum intercâmbio acadêmico, é com o Departamento de Relações Externas que irá tratar. O DRE também atua como facilitador da experiência internacional dos estudantes, divulgando e promovendo palestras, apresentações, feiras e workshops que informem ao aluno sobre cursos, programas e bolsas de estudos. A PUC-Campinas oferece inúmeras possibilidades de atividades no exterior. Por isso, o aluno deve ficar sempre atento ao Portal e às Redes Sociais da Universidade.

Práticas de Formação

Alunos aprendem fotografia em Prática de Formação. (Foto: Álvaro Jr).
Alunos aprendem fotografia em Prática de Formação. (Foto: Álvaro Jr).

As Práticas de Formação foram criadas para possibilitar ao aluno da PUC-Campinas ampliar e enriquecer sua formação. Com as aulas das Práticas de Formação, o aluno terá contato com conteúdos de diversas áreas do conhecimento, experiências, oportunidades para desenvolver novas habilidades, e convivência com alunos de outros cursos.

As Práticas de Formação são um banco de recursos educativos que ajudam o aluno no processo de ensino e aprendizado mais qualificado. As possibilidades são inúmeras, desde atividades de mercado até atividades esportivas e artísticas.

ATENÇÃO: As Práticas de Formação são obrigatórias, por isso, o aluno deve ficar atento aos prazos dos processos de matrícula. Contudo, não é preciso pressa, pois as vagas não são distribuídas pela ordem de chegada.

Para aproveitar bem as Práticas de Formação, o estudante deverá conhecer o elenco de atividades do semestre, dentre as quais irá selecionar as de seu interesse. Nele, encontrará o nome do professor, da atividade, sua descrição, os dias e os horários das turmas, e o local em que será realizada. Preste atenção nas observações e pré-requisitos da atividade, pois algumas necessitam de conhecimentos prévios.