Tome Ciência

Faculdade de Direito antecipa na grade a disciplina Direitos Humanos

A disciplina Direitos Humanos, oferecida desde 2006, estava presente, originalmente, nos últimos dois períodos do Curso de Direito,  tendo sido criada para o ensino dos direitos fundamentais e da proteção internacional dos direitos humanos. Em 2013, o Curso de Direito da PUC-Campinas passou por uma reformulação do Projeto Pedagógico e, a partir de então, o ensino da disciplina Direitos Humanos passou a ser oferecido no terceiro e no quarto períodos, visando enriquecer a formação acadêmica do aluno e possibilitando ao discente receber o conteúdo de Direitos Humanos concomitantemente com o ensino de Direito Constitucional. Segundo a Diretoria do Curso de Direito da PUC-Campinas, a importância em antecipar essa disciplina na grade se justifica, porque ela serve de base para as demais matérias do curso, sobretudo nas quais o conteúdo dos Direitos Humanos é indispensável, tais como Direito Penal e Direito do Trabalho.

Na reformulação do Projeto Pedagógico foram inseridas, também, duas disciplinas específicas para a prática dos Direitos Humanos, oferecidas no quinto e no sexto períodos, com o objetivo de responder ao déficit de efetividade desses direitos.

Minicurso ensina método espectral para algoritmos computacionais

O Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) promove, de 18 de março a 15 de abril, o minicurso “Numerical Spectral Methods for Solving Differential or Integral Equations”, que será ministrado por George Rawitscher, da University of Connecticut, nos Estados Unidos.

O principal objetivo do curso – voltado principalmente para físicos, mas capaz de interessar químicos e biólogos – é informar a comunidade científica sobre o método espectral para algoritmos computacionais e familiarizar o público com os métodos espectrais que estão suplantando os métodos numéricos mais convencionais e menos eficientes. O minicurso será composto por 12 aulas, ministradas três vezes por semana.

Outras informações clique aqui, ou encaminhando mensagem para o endereço eletrônico secretary@ictp-saifr.org

Curso de liderança executiva em desenvolvimento da primeira infância

O Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) está com inscrições abertas para o curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, que ocorrerá entre abril e junho no Insper, em São Paulo.

O objetivo da iniciativa é engajar formuladores de políticas públicas, gestores públicos e representantes da sociedade civil e difundir descobertas científicas sobre o desenvolvimento na primeira infância – período de vida que vai da gestação aos 6 anos. O curso será realizado no Insper, que fica na Rua Quatá, 300, na Vila Olímpia, em São Paulo.

Outras informações aqui. 

 

Kinin 2015 Brazil

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo sediará, de 28 de junho a 1º de julho, o simpósio internacional Kinin 2015 Brazil – International Meeting on Kinin System and Peptide Receptors.

O público-alvo é formado por médicos, pesquisadores de áreas da saúde, estudantes e profissionais de diferentes campos de atuação interessados em pesquisas com cininas, família de peptídeos gerados no sangue e nos tecidos.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo fica na Rua Dr. Cesário Motta Jr., 112, Vila Buarque, na capital paulista.

Outras informações e inscrições, aqui.