TOME CIÊNCIA: Dicas de Escrita e Prêmio CBN Universitário

Dicas de Escrita

Confira a dica da Por Profa. Dra. Maria Inês Ghilardi Lucena, docente e pesquisadora da PUC-Campinas e Coordenadora da avaliação das redações do Processo Seletivo (Vestibular) da PUC-Campinas

Quem não gostaria de conhecer dicas infalíveis para escrever bem?

É claro que há pessoas que, desde cedo, gostam de escrever e exercitam o ofício. Outras, com muito esforço, redigem somente aquilo que consideram “obrigatório” devido aos compromissos acadêmicos ou profissionais.

O que sugerimos é uma reflexão sobre como ter maior prazer no momento da produção escrita, em qualquer das situações do cotidiano. E, é lógico, atingir os objetivos com relação aos leitores do texto.

Redigir é, sempre, um exercício mais específico do que simplesmente uma transposição da linguagem oral para a escrita. Envolve conhecimentos linguísticos (da língua, do idioma), de mundo e capacidade cognitiva. Enumeramos, aqui, aspectos essenciais para escrever bem, embora não haja “receitas” infalíveis:

1) conhecer e/ou estudar o gênero (os diferentes textos que encontramos em nossa vida diária) e o tipo de texto que se propõe utilizar;

2) conhecer (minimamente) o perfil do leitor do texto;

3) ter um objetivo claro a atingir;

4) usar linguagem adequada ao gênero textual e ao perfil do leitor;

5) buscar clareza e coerência (sentido), de acordo com o gênero proposto;

6) fazer a coesão (ligação) adequada entre os constituintes textuais (palavras, frases e parágrafos);

7) expressar-se, em alguns gêneros, com objetividade, em outros, deixar aflorar a subjetividade;

8) despertar o interesse do leitor (com criatividade);

9) escrever sobre o que se conhece e do que se gosta;

10) ser sujeito de sua própria linguagem (ter o que dizer e poder fazê-lo);

11) fazer revisão gramatical;

12) reescrever o texto (não se escreve tão bem na primeira versão).

Assim, escrever com freqüência, para aprimorar a escrita, é fundamental.

***                                    ***                                       ***                                        ***

Portal da Escrita Científica

Com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica na redação de trabalhos científicos, a Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos mantém o Portal da Escrita Científica, que reúne ferramentas de apoio à produção de artigos, dissertações, teses e outras publicações, gerenciamento de referências bibliográficas, editoração e outros recursos.

Entre os recursos oferecidos estão materiais informativos e didáticos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais e ferramentas computacionais de auxílio à escrita em português e em inglês desenvolvidas pelo ICMC, que auxiliam na organização da estrutura e do conteúdo dos trabalhos.

Os serviços do Portal da Escrita Científica da USP de São Carlos podem ser acessados clicando aqui.  Para mais informações: veja aqui.

***                                         ***                             ***                             ***

Prêmio CBN de Jornalismo Universitário

Em sua sétima edição, o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário quer estimular o diálogo. O tema escolhido para as reportagens é:Mais tolerância, menos conflitos. Em tempos de ânimos acirrados, de impasses sem solução, buscar histórias de conflitos solucionados, de entendimento alcançado vai ser o desafio dos participantes.

As inscrições serão feitas apenas pela internet e vão até 31 de julho. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 1º. de outubro de 2015.

Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo. Os três melhores serão premiados, sendo um considerado vencedor e, os outros dois, menções honrosas. O primeiro colocado (ou primeiros colocados, no caso de reportagem em grupo) terá direito a troféu; iPad; visita supervisionada para acompanhar o funcionamento da CBN em São Paulo, com as despesas de passagem e hospedagem pagas; veiculação do conteúdo na programação da rádio; e certificado de participação. As menções honrosas também terão o material veiculado na rádio e receberão certificados.

Não perca o fechamento desta edição, participe clicando aqui.