Tome Ciência

Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abrem edital para o prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia. Os candidatos podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro, nas categorias: iniciação científica, estudante universitário, jovem pesquisador e integração, pelo site  www.premiomercosul.cnpq.br

“Estudante universitário” é uma categoria de premiação individual, para estudantes do ensino superior (graduandos), sem limite de idade. A categoria “jovem pesquisador” também é individual e voltada a pesquisadores graduados com no máximo 35 anos.

Já a categoria “integração” destacará equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores residentes em países membros ou associados ao Mercosul, de nacionalidades ou naturalidades diferentes. As equipes compostas por pesquisadores de um só país serão desclassificadas. Confira mais detalhes no portal, clique aqui.

 Cultura e Arte na Universidade

O Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas é um espaço em que alunos, funcionários e comunidade externa podem se dedicar as artes, como o Coral Universitário, Grupo de Teatro, Grupo de Dança, Grupo de Música Popular e Grupo de Música de Câmara. Todos os alunos que participam de alguma atividade artística também tem a oportunidade de se apresentar de acordo com a sua modalidade. É uma oportunidade para conhcer alunos de outros cursos, fazer uma atividade cultural e se integrar ainda mais à Universidade. As inscrições são anuais e geralmente acontecem no mês de dezembro. Por isso, fique atento ao espaço do CCA no portal da PUC-Campinas:

PUC-Campinas valoriza o pesquisador iniciante

Anualmente, a Universidade realiza cerimônia de premiação dos Planos de Trabalho de Iniciação Científica desenvolvidos, que geralmente acontecem em dezembro. Essa é uma maneira da PUC-Campinas valorizar o empenho de alunos e docentes que se dedicam a pesquisa. A Iniciação Científica envolve os professores pesquisadores e alunos de graduação que desenvolvem pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Além disso, para o aluno da graduação, a Iniciação Científica é um espaço para “aprender” a pesquisar, onde o estudante tem contato com termos técnicos, rotina da área e orientação de um docente. Para saber mais, acesse o portal da Universidade.