Viajar para aprender

Por Armando Martinelli

Desenvolver um segundo idioma de forma mais ágil e sólida, conhecer uma nova cultura, adquirir experiência, continuar a vida acadêmica com Mestrados e Doutorados, enfim, são muitos os motivos relacionados com a procura por intercâmbios ou viagens ao exterior, e todos sempre válidos, especialmente quando conectados ao aprendizado.

Ciente dessa valiosa contribuição para a vida acadêmica, profissional e pessoal dos alunos, a PUC-Campinas, por meio do Departamento de Relações Externas (DRE), estimula e fomenta iniciativas com esse propósito.

O Coordenador do Departamento de Relações Externas da PUC-Campinas, Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros, informa que atualmente o DRE possui 95 parcerias com Instituições de Ensino Internacionais. “Na página do DRE, no Portal da PUC-Campinas, o aluno pode encontrar essa listagem completa, bem como outras informações sobre programas de intercâmbio acadêmico”, disse o Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros.

http://www.puc-campinas.edu.br/dre/intercambio/#1457549172853-ea3782c8-c221

Ainda para o Coordenador do DRE da PUC-Campinas, os alunos podem se aprofundar no tema por meio do Buddy Program, programa de apadrinhamento de alunos de intercâmbio. “O Buddy Program é uma excelente oportunidade dos alunos da PUC-Campinas entrarem em contato direto com outra cultura, treinarem o idioma, fazerem novas amizades com os alunos de intercâmbio estrangeiros e integrá-los à comunidade da PUC-Campinas”, reforça o Prof. Dr. Douglas Ferreira Barros.

https://www.puc-campinas.edu.br/dre/programa-de-apadrinhamento-buddy-program/

Idiomas

Pensando em auxiliar no aperfeiçoamento da proficiência nos idiomas inglês e espanhol de alunos, professores e funcionários, a PUC-Campinas oferece cursos em diferentes níveis, de forma gratuita. Os cursos são elaborados em conjunto pela Diretoria da Faculdade de Letras e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEXT) e, normalmente, oferecidos a cada novo semestre.

Além disso, a PUC-Campinas possui programas específicos com três instituições externas, são elas:

University of Victoria (UVIC): para aprender inglês no Canadá, com 30% de desconto.

Fundación de La Lengua: com bolsa de estudos no valor de 510 euros para estudar espanhol em Valladolid, Espanha.

Campos Magnolie: desconto de 22% sobre o valor do curso para estudar italiano em Castelraimondo, Itália.

Os destinos mais procurados pelos alunos de intercâmbio, em 2016:

Viajantes por país

Figura 1. Distribuição percentual de alunos out de Intercâmbio, por País. PUC-Campinas. Departamento de Relações Externas, 2016.

Cursos em que os alunos de intercâmbio mais viajaram, em 2016:

Viajantes por curso

Figura 2. Distribuição percentual de alunos out de Intercâmbio, por Curso da Universidade. PUC-Campinas. Departamento de Relações Externas, 2016.

Informações adicionais nos seguintes links:

http://www.puc-campinas.edu.br/dre/#1459269998965-46cc33b9-600a

https://www.puc-campinas.edu.br/extensao/curso-de-extensao/?curso=236990&classe=01&aass=20171

https://www.puc-campinas.edu.br/extensao/curso-de-extensao/?curso=236740&classe=01&aass=20171